PARA REDUZIR IMPOSTOS, EMPRESAS PRECISAM COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE 2019!

write-593333_960_720

 

Apesar de ainda estarmos no início de Setembro, o momento é ideal para começar a pensar em 2019. Quanto antes as empresas se organizarem e projetarem o que vem no próximo ano, maiores serão as chances de alcançarem marcas e metas relevantes.

E quando falamos em ‘pensar em 2019’, um dos principais tópicos é a elaboração do Planejamento Tributário.

Trata-se de um plano de ações que tem o objetivo de deixar as companhias totalmente regularizadas com o fisco brasileiro, e buscar a elisão fiscal (forma legal de reduzir a carga tributária paga pelo negócio).

Em outras palavras, elaborar um planejamento tributário pode representar a maneira ideal de uma empresa ganhar fôlego e aumentar sua competitividade no mercado em que atua.

Para isso,  confira abaixo algumas dicas fundamentais:

Nada para a última hora

Pensar em Planejamento Tributário apenas na reta final do ano é um dos erros mais comuns cometidos por empresários, uma vez que, assim, não é possível estabelecer mudanças impactantes e que possam dar um retorno satisfatório.

Estudo detalhado

Para fazer o planejamento de 2019, o indicado é começar com uma análise minuciosa de todos os tributos pagos pela companhia, repassando operação por operação, para encontrar pontos que podem gerar economia e para verificar se o regime tributário em que está enquadrada é o mais indicado.

Com isso, já é possível gerar uma economia de até 50% na carga tributária efetiva.

Além disso, é preciso ter em mente que nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção. Inúmeros empreendedores escolhem esse regime por acreditar ser o mais barato e menos fiscalizado. Porém, a Receita Federal realiza suas fiscalizações baseadas em operações, e não em regimes tributários.

Seja qual for o porte e o segmento, desde a pequena até uma grande empresa, todas tem uma série de obrigações fiscais devidas e cobradas pela Receita Federal. Toda empresa tem uma coisa em comum: a necessidade de conhecer qual a modalidade de tributação em que está inserida, já que é a partir daí que é feito o balanço financeiro e ela saberá quanto de imposto terá que pagar. O trabalho de preparar a contabilidade é confiada a um contador, no entanto, é importante que os empresários conheçam tanto seus direitos como suas obrigações no âmbito fiscal. Há uma demanda crescente por transparência, os departamentos fiscais têm que se adaptar para se tornarem mais eficientes.

FONTE: https://www.jornalcontabil.com.br/para-reduzir-impostos-empresas-precisam-comecar-o-planejamento-tributario-para-2019/#.W5KmWiRKi1u

FALE COM FOCUS 

AGENDE UMA VISITA!

  • Contato: (21) 3178-1005 / 99724-7823

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *