Gestão financeira do seu negócio!

Chamamos de Gestão Financeira o conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados ao Planejamento, Execução e Controle, ou seja, um círculo vicioso que jamais para. O intuito de ter tudo bem organizado é obter o máximo de lucro possível do negócio.

Muitos empresários resolvem abrir o seu negócio, porém acabam não dando muita importância à Gestão Financeira, entretanto a falta de controle financeiro é um dos principais motivos que ocasionam a falência das empresas. Muitos acabam misturando as finanças pessoais com as finanças da empresa e isso é fatal na maioria dos casos.

Ao passo que um pequeno negócio cresce, naturalmente aumenta a complexidade de sua gestão. O empresário que antes fazia tudo sozinho, começa a ver a necessidade de ter um profissional que lhe auxilie nessas tarefas administrativas e financeiras.

A seguir apresentaremos alguns pontos que requer bastante atenção e daremos algumas dicas importantes:

Gestão financeira do caixa no dia a dia

A administração do dinheiro da empresa exige tempo e dedicação. Para fazer uma boa gestão do seu caixa, é necessário você estar alinhado com o seu contador, pois ele precisará lhe fornecer informações como: Valor consolidado das receitas, despesas, custos , valor em estoque, contas a pagar e a receber, lucro ou prejuízo do período, dentre outras informações. Com estes dados, você consegue ter ideia do dinheiro que entrará no caixa, o que vai precisar ser utilizado para pagar todas as contas e o que vai sobrar.

Outro ponto que precisa ser observado é a condição de pagamento que você tem com os seus fornecedores e as condições de pagamento que você oferece aos seus clientes. O ideal é que o prazo que você tem para pagar os seus fornecedores seja maior do que o prazo que você concede aos seus clientes, pois desta forma você não correrá riscos de ficar descapitalizado.

Exemplo:

Você comprou mercadoria para revenda no dia 16/08/2019 no valor de R$ 10.000,00 para ser paga com 30 / 60 / 90 dias, ou seja, os boletos vencerão em 16/09, 16/10 e 16/11/2019. Esta mesma mercadoria foi vendida no dia 19/08/2019 pelo valor de R$ 20.000,00 com prazo de recebimento para 10 / 20 / 25 dias, ou seja, os boletos vencerão em 29/08, 09/09 e 14/09/2019, ou seja, antes de você efetuar o pagamento do primeiro boleto da mercadoria adquirida em 16/08/2019 você já estará com todo o dinheiro da venda desta mesma mercadoria.

Muitos empresários não sabem como trabalhar os prazos, logo acabam tendo que recorrer aos bancos para pegar empréstimos com taxas de juros bastante altas para honrar os seus compromissos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Telefones: (21) 4129-4181 / 99724-7823

E-mail: marcelosantos@focusaccounting.com.br

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *